Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - PROGRAMAÇÃO

segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Festival Nacional de Teatro vai movimentar Dois Vizinhos
Dois Vizinhos continua se destacando no cenário cultural. Desta vez, um dos maiores eventos do interior do Paraná vai atrair centenas de artistas para o município. O 1º Festival Nacional de Teatro de Dois Vizinhos acontece entre 18 e 27 de agosto de 2017, oferecendo gratuitamente 28 espetáculos e 03 workshops/oficinas para o público da cidade, da região e de vários lugares do Brasil.

Segundo o Diretor do Departamento de Cultura, Drayton Diefenbach, o Festival recebeu um total de 133 inscrições para mostras competitivas, vindas de 10 diferentes estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Teatro adulto: 79 inscrições.

Teatro Infantil: 26 inscrições.

Teatro de Rua: 27 inscrições.

Total de cidades: 42.

Total de grupos inscritos: 104.

PROGRAMAÇÃO

O Festival acontece em 05 categorias: Mostra Competitiva De Teatro Adulto. Mostra Competitiva De Teatro Infantil. Mostra Competitiva De Teatro De Rua. Mostra Regional Não Competitiva. Convidados Especiais.

DEBATES

Acontecerão após cada apresentação. Participam: os integrantes do grupo, jurados, organização, artistas presentes no festival e o público que tiver interesse.

PRÊMIOS

Uma banca de jurados altamente qualificada indicará os melhores em 03 categorias distintas: Teatro Adulto, Teatro Infantil e Teatro de Rua. Em cada categoria, o festival concederá prêmios em troféus personalizados para: 1º, 2º e 3º melhor espetáculo, melhor direção, ator, atriz, cenografia, figurinos, maquiagem, trilha sonora, iluminação e texto original. Os participantes da Mostra Regional e Convidados também serão agraciados com troféus. Os jurados poderão ainda conceder prêmios especiais. A divulgação e entrega da premiação acontece no domingo, 27 de agosto, a partir das 19h30min, no Centro Cultural Arte e Vida, logo após apresentação da peça 1957 – Uma Tocaia no Inferno, do GMT.

JÚRI POPULAR

Todos os espectadores podem participar da escolha do melhor espetáculo na categoria ADULTO. Basta cadastrar-se na recepção do Centro Cultural na abertura do evento, dia 18 de agosto, às 19h30min; ou na primeira sessão da Mostra Competitiva de Teatro Adulto, no dia 19 de agosto, às 19h30min. Os membros do “júri popular” precisam comprovar que assistiram os 08 espetáculos desta mostra e votarem até às 16 horas do dia 27 de agosto. Participe!

CURADORIA

A curadoria é assinada pela atriz, diretora, produtora, professora e autora teatral Fátima Ortiz, de Curitiba, que tem mais de 35 anos de reconhecimento público pelo excelente trabalho que realiza no teatro paranaense e brasileiro.

WORKSHOPS

As inscrições para os workshops serão feitas apenas pessoalmente na recepção do Centro Cultura Arte e Vida, a partir das 18h30min do dia 18 de agosto, na ocasião da abertura do evento. São destinadas preferencialmente a atores, artistas de modo geral, professores que façam uso da arte em suas aulas e público interessado em aprender mais com as técnicas do teatro. Haverá workshops com a Cia Três por Oito, de Londrina, e com a Cia Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro. Confira detalhes em nossa programação e também no programa do festival que circula na primeira semana de agosto.

QUEM FAZ

O projeto foi desenvolvido em 2015, em parceria com a Cooperarte, de Francisco Beltrão. O Diretor da Cooperarte – Roniedson Rebelatto – responde inclusive pela produção executiva do festival. Ivan Lovison é o Diretor Artístico. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento à Cultura – PROFICE – da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em 2016. A realização é do GMT – Grupo Municipal de Teatro, em parceria com o Departamento de Cultura que, através da Prefeitura Municipal, está recapacitando tecnicamente o Centro Cultural Arte e Vida, onde acontecerá a maioria das apresentações. Também tem a parceria da Only Comunicações, e conta com o importantíssimo apoio financeiro da COPEL e da rede de Supermercados ÍTALO.

O Prefeito Raul Isotton diz estar realizado com mais um evento de grande repercussão na área cultural. “Investimos em cultura, pois acreditamos que nela nasce um povo mais sábio e feliz”, diz ele, agradecendo as articulações dos Deputados Estaduais Ademar Traiano e Paulo Litro na viabilização dos recursos junto à Copel e à Secretaria de Cultura do Estado: “Coloco aqui minha gratidão ao Deputado Traiano pelo apoio ao nosso município e também ao Deputado Paulo Litro. Graças a eles tivemos a viabilização dos recursos junto à Copel e ao Governo do Estado para a concretização deste grande Festival em Dois Vizinhos. E claro: agradeço também à Rede Ítalo por participar com recursos e apoio”, enfatiza Isotton.
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Imobiliárias
Manfredi Corretor de Imóveis
Manfredi Corretor de Imóveis trabalha com a venda e locação de imóveis em Dois Vizinhos e região. Venha fazer ...
Confecções
JJ Luvas
JJ Luvas, confeccionando os melhores artigos em couro: luvas, jaquetas, botas, bonés, bandanas, corpetes. ...
Agências de Propaganda
Conceito Criação e Organização
Soluções criativas, os profissionais de criação dão forma as mais diversas ideias. Criação, brindes e organiza...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 8401-4113
© Copyright 2003-2017, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados