Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - FORMAÇÃO CONTINUADA

sexta-feira, 31 de agosto de 2018
Prefeitura e UTFPR ofertam formação para professores da Rede Municipal
O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com o curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, está ofertando uma formação continuada a professores da Rede Municipal de Educação, voltada ao ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do nível Fundamental.

A programação, que iniciou nesta segunda-feira, dia 27, segue até sexta-feira, dia 31, com a oferta de cursos e oficinas ministrados, em sua maioria, por professores do Curso de Letras, acadêmicos e também pela psicóloga da Universidade. Posteriormente, professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação colocarão em prática, junto às escolas, os conteúdos da formação, e também elaborarão materiais e registros, que serão levados à UTFPR e sistematizados para compor um livro.

De acordo com a professora do Departamento de Letras da UTFPR – Câmpus Pato Branco e coordenadora do projeto de formação continuada, Letícia Lemos Gritti, o livro apresentará propostas didáticas trabalhadas nos cursos e experiências das professoras e coordenadoras da Rede Municipal.

“As professoras cursistas escreverão um relato que irá compor um capítulo de livro, escrito juntamente com as professoras ministrantes do curso. Esses capítulos contarão com as sequências didáticas elaboradas pelos professores da Universidade e os resultados dessas aplicações”, conta Letícia, que é doutora em Linguística.

Na opinião da professora Letícia, os temas abordados poderão refletir de forma significativa na qualidade do ensino ofertado às crianças da Rede Municipal de Pato Branco. “Os conteúdos são bem atuais e acompanham as diretrizes oficiais da Educação. São temas pertinentes, como gêneros do discurso, mais discutidos nos cursos de Licenciatura em Letras e não nos cursos de Pedagogia, e que também fazem parte dos conteúdos ministrados na formação”, avalia.

A atuação do curso de Letras junto à Rede Municipal de Educação está sendo uma experiência positiva para a Universidade. “É muito gratificante, produtivo e empolgante, principalmente para o Curso de Letras, que está mais diretamente envolvido com a formação. Trata-se de aprendizado, pois, ao prepararmos o curso e o material didático, aprendemos nesse processo, que também envolve a experiência das cursistas e a aplicação em sala de aula. O contato com a comunidade é enriquecedor, pois há o compartilhamento de conhecimentos e experiências”, enaltece a professora Letícia.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, comenta que as oficinas atendem demandas dos professores da Rede Municipal e, desta forma, representam aprimoramento profissional aos docentes da rede pública.

“Cada uma das oficinas ofertadas pelos docentes do Curso de Letras enfoca conteúdos que devem ser trabalhados pelos docentes da Rede Municipal. As oficinas capacitam para a oferta de um trabalho docente inovador e que se utiliza de tecnologias atuais. Os nossos professores são orientados pelos docentes da UTFPR, criam projetos e os desenvolvem com seus alunos, realizando registros e refletindo sobre a própria atuação. Essa construção-reflexão-reconstrução resulta em aprendizagem de qualidade para os alunos da Rede Municipal”, destaca Heloí.

Entre os temas das oficinas ministradas pelo curso de Letras, aos professores da Rede Municipal, estão: Oficina de Parlendas e letramento; Textos imagéticos para o primeiro ano: leitura e escrita; Shakespeare para crianças: uma breve abordagem do gênero dramático para alunos do Ensino Fundamental; Semântica e os gêneros textuais: como fazer a análise linguística; Relação grafema e fonema; Conhecimento e autoconhecimento: em busca de uma vida feliz e de sucesso; Literatura Infantil para a Educação das Relações Étnico-Raciais; e Saúde do professor.

Letras e Matemática

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco realiza dois cursos de formação em parceria com a UTFPR, mais especificamente com os cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática. “A parceria com a UTFPR foi buscada ainda em 2013, foi sendo estruturada e, hoje, pode resultar em projetos grandiosos como estes”, enfatiza a secretária Heloí.

Assim, juntamente com a UTFPR, o Município está articulando a formação teórica com a prática, oportunizando a reflexão sobre a atuação docente. “O professor, ao vivenciar essa etapa de formação, sente-se motivado e os resultados positivos refletem da construção do conhecimento em sala de aula”, completa Heloí.
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Confecções
Rosa de Seda Tecidos
A Rosa de Seda é uma loja de tecidos e ateliê de costura, que também atua na confecção de uniformes personaliz...
Imobiliárias
Rodrigo Cabredo Corretor de Imóveis
Rodrigo Cabredo Corretor de Imóveis construindo história, faça parte você também. Venda, locação e administra...
Motocicletas
Joel Motos
Orgulho de ser motociclista
Orgulho de ser duovizinhense
E orgulho de ter você como nosso CLIENTE!...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 8401-4113
© Copyright 2003-2018, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados