Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - EMPREGO

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
Pequenas empresas geraram 95 por cento dos empregos no PR, em 2018
Crédito - Arquivo Pessoal
No Paraná, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar 38.814 mil postos de trabalho em 2018. Este total representa cerca de 95% de todos os novos empregos formais gerados no período. As informações fazem parte de um levantamento do Sebrae que analisou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O material destaca também o aumento no último ano de 68% das novas contratações em relação a 2017, quando estas empresas registraram 23.144 mil novos trabalhos.

O setor que mais contratou em 2018 foi o de serviço, responsável por 66% do total (equivalente a 25.695 mil empregos), seguido do comércio, com 18,5% (7,2 mil vagas), e da construção, com 11,4% dos novos postos de trabalho (4.439 mil).

O empresário Eduardo Cichocki, de Francisco Beltrão, é um exemplo da realidade apontada na pesquisa. A empresa dele, que desenvolve soluções para diagnóstico e reparação de injeção eletrônica diesel, contratou cinco novos colaboradores no ano passado. “A equipe saltou de 17 para 22 pessoas, cerca de 30% a mais. Fizemos investimos para modernizar nossos produtos e capacitar os colaboradores. Em 2018, nossas vendas dobraram, atingimos o ponto de equilíbrio, e tivemos que contratar”, conta Cichoki.

O empresário beltronense está otimista com relação ao crescimento da empresa para este ano. “Devemos contratar mais dois funcionários neste primeiro semestre. E há a possibilidade de contratar mais dois no segundo semestre”, avalia Cichoki.

Também foram divulgados dados sobre as demissões formais dos trabalhadores, mostrando que tradicionalmente, devido a sazonalidade de algumas atividades, dezembro costuma registrar no Brasil os maiores índices de demissões. O último mês de 2018 foi melhor do que o ano anterior, uma vez que em dezembro de 2017 foram desligados quase 2 mil trabalhos formais a mais. Nas grandes empresas paranaenses, a diferença foi de quase 4 mil postos, quando comparado ao mesmo período. Além de dezembro, o único mês em 2018 que registrou mais demissões do que contratações foi junho.

Ao analisar a região Sul, o saldo geral de empregos coloca o Paraná como o Estado em que as micro e pequenas empresas mais contrataram, seguido de Santa Catarina com 31.284 mil novos postos e do Rio Grande do Sul, que gerou 19.943 mil empregos formais em 2018. Ao avaliar a participação nacional, o estado paranaense foi responsável por 6,7% do total registros formais de trabalhadores.

“A relevância dos pequenos negócios sob aspectos econômico e social é evidente. Em 2018, como historicamente, são os maiores geradores de empregos e renda, inclusive em períodos de crise. Por isso, é fundamental terem apoio desde a sua formalização, para que possam crescer e contribuir com o cenário de recuperação econômica”, analisa Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Quando analisado todo o país, os pequenos negócios geraram em 2018 o maior saldo de empregos formais dos últimos quatro anos. Foram mais de 580 mil novas vagas, um aumento de 67% em relação a 2017.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Imobiliárias
Kremer Imóveis
Compra e venda de imóveis, administração de aluguéis, projetos em execução, encaminhamento de documentação par...
Imobiliárias
Galvan Corretor de Imóveis
Imóveis e lotes para venda!...
Motocicletas
Joel Motos
Orgulho de ser motociclista
Orgulho de ser duovizinhense
E orgulho de ter você como nosso CLIENTE!...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 8401-4113
© Copyright 2003-2019, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados