Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - ENCONTRO

segunda-feira, 11 de março de 2019
Prefeitura e entidades promovem o tradicional Encontro das Mulheres Rurais
Na sexta-feira, dia 08, foi realizado o 19º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco, que neste ano teve como tema: “Mulher que inova e transforma”, evidenciando a versatilidade das mulheres agricultoras. Mais de 400 mulheres, que residem em 33 comunidades de Pato Branco, participaram do evento que contou com palestras e atividades recreativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, representando o prefeito Augustinho Zucchi, realizou a abertura do evento, enaltecendo a importância de momentos que oportunizam a reflexão. “Somos o fruto de uma educação machista, mas que a cada dia luta para ser mais igualitária. Se antes existiam funções específicas para homens e mulheres, hoje, independente de gênero, o que importa é a competência técnica, estudo e dedicação. Em eventos assim temos a oportunidade de aprender, inovando todos os dias e transformando os ambientes que ocupamos”, disse Heloí.

O vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, reforçou a importância da mulher nas mais variadas áreas. “Em nossa Administração, contamos com mulheres ocupando as mais variadas funções, exercendo papeis fundamentais para o crescimento de nossa cidade. São profissionais que exercem seu trabalho com competência e sem as quais, a atuação da Prefeitura na vida dos pato-branquenses não seria a mesma”, avaliou Robson.

A deputada federal Leandre Dal Ponte participou da abertura do encontro e contou que acompanha com orgulho a atuação das mulheres em posições de liderança. “Junto ao Governo do Estado, vejo que a cada dia aumenta a participação das mulheres nos cargos de gestão e isso contribui na construção de uma sociedade mais igualitária. Devemos aproveitar esta data, também, para olhar ao nosso redor e perceber onde ainda persiste a desigualdade e a violência e combater isso, fazendo nossa parte para construir uma cidade, um estado, um país e uma humanidade melhores”, pediu Leandre.

A presidente da Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Graciele Lora, agradeceu a participação de todas as mulheres. “Comemorarmos 19 anos deste evento, é uma conquista e, a cada ano que o organizamos, ficamos mais satisfeitas em contarmos com a presença de todas. Nossa equipe organiza tudo com muito carinho, tendo como meta oferecer um momento para que todas possam compartilhar histórias, aprender e descontrair”, ressaltou Graciele.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, o Dia da Mulher é uma homenagem merecida para todas. “As mulheres aqui reunidas hoje são muito especiais, elas foram as pioneiras na construção de nossa cidade. Ajudaram no desenvolvimento do campo e na educação, tendo em vista que muitas foram professoras. Nossas comunidades foram construídas com muito esforço e se hoje estamos vivendo dias melhores, a história nos mostra que para isso acontecer foi necessário muita luta, para que as mulheres pudessem conquistar o espaço que a elas pertence”, evidenciou Oradi.

Clodomir Ascari, secretário de Agricultura, afirma que o trabalho de valorização é constante. “Nossas equipes trabalham para promover ações que beneficiem nossas famílias agriculturas, seja por meio de obras de pavimentação asfáltica ou organizando eventos como este. Queremos valorizar os moradores do campo, tendo em conta que eles são os responsáveis por produzir 45% dos alimentos que vai para a mesa de todos os brasileiros”, disse Clodomir.

Para a chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Leunira Viganó Tesser, o dia deve ser de festa e alegria. “Minha mãe sempre nos motivou em todos os setores e me sinto honrada em estar aqui, pois minha origem é na agricultura. E quero deixar como recado para todas que devemos buscar viver bem, agradecendo a oportunidade de termos saúde e esquecendo as desavenças, pois nosso papel é estar bem e promover o bem, na nossa família e na nossa comunidade”, falou Leunira.

Representando a Câmara de Vereadores, falou a vereadora Marines Boff Gerhardt, que reafirmou o compromisso com as políticas públicas. “Precisamos sugerir melhorias em nossa comunidade, pensando em leis que tenham como objetivo dar melhor qualidade de vida para todos”, disse ela.

A moradora da Comunidade de Sede Gavião, Celita Caldato, aprovou a programação. “Este é um dia especial para nós mulheres e é muito bom termos esta comemoração, que nos valoriza com muito carinho”, disse ela.

Olirde Rufatto, da Comunidade Quebra Freio, contou que sempre participa do evento. “É um encontro maravilhoso, onde a gente esquece os afazeres da casa, foge da rotina, aprende e se diverte. É muito bom”, avaliou Olirde.

Programação e parceiros

Durante o encontro, além de testes rápidos oferecidos pelas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e sorteio de brindes, a programação contou com a participação da deputada federal Leandre Dal Ponte, que falou sobre a “Democracia com igualdade: o fortalecimento da participação política das mulheres”. Na sequência, Vandressa Machievisck, com a palestra, “A mulher na autonomia econômica da propriedade e a importância dos quatro elementos da natureza para atividade rural na produção de alimentos”. A seguir, a palestra show com o Grupo Vilson Cechetti e Daivid Freitas, com o tema “Mulher inovadora que transforma o mundo com força, sabedoria e delicadeza” e para encerrar, a advogada Cleci Dartora falou sobre, “A importância de manter os cadastros rurais em dia para garantir a aposentadoria”.

O evento, que aconteceu da Sociedade Rural Pato Branco, foi preparado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Pato Branco, Central das Associações de Produtores Rurais de Pato Branco, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Indústrias
Multmaq
Trabalha com a fabricação, manutenção e montagem de Fábrica de Farinha; Frigoríficos; Fábrica de extração d...
Construtoras
GM Construtora e Incorporadora
A empresa GM Construtora e Incorporadora, executa obras residenciais e comerciais, como casas, sobrados, préd...
Instrumentos Musicais
Casa Sertaneja
Casa Sertaneja atua com toda a linha de CD’s, DVD’s, produtos evangélicos, eletrodomésticos e eletroportáteis,...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 8401-4113
© Copyright 2003-2019, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados