Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - SAÚDE

terça-feira, 23 de julho de 2019
Programa pioneiro da saúde do idoso envolve nove municípios da região Centro Sul do Paraná
O município de Teixeira Soares, na região Centro Sul do Paraná, será o pioneiro do projeto PlanificaSus. Com o objetivo de capacitar profissionais para o atendimento especializado em conjunto com a atenção primária, a proposta pretende alcançar principalmente o público idoso e tratar do tema envelhecimento de forma compartilhada com outras políticas de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, lançou o programa no Paraná e assinou nesta segunda-feira (22), o termo de cooperação com nove municípios que integram a 4ª Regional de Saúde de Irati para que os gestores possam, em suas localidades, multiplicar o programa, executado pelo Hospital Albert Einsten, de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, e idealizado pela Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

“Aqui no Paraná é o único projeto que vai tratar da saúde do idoso, primeiramente. A ideia é depois que ele possa se prolongar com outras estratégias de cuidado. Este passo damos aqui pode ser um passo decisivo, porque o sistema existe há 31 anos. A a gente precisa amarrar bem como será a nossa referência de atendimento. A orientação do governador é de visitar a regiões, discutir o planejamento e levar a saúde mais perto das pessoas. Planejar para saber onde vamos colocar as pessoas para atender pessoas”, disse Beto Preto.

Referência – Vários módulos serão tratadas com os profissionais, que poderão em seguida levar a experiência para a aplicação nas suas regiões. A expectativa é de que mais mil pessoas estejam capacitadas na primeira fase do projeto. Na opinião do coordenador do Planifica Sus, Márcio Andreson Cardozo Paresques, dentre muitas ações desenvolvidas pelo Brasil, o modelo escolhido pela Paraná será referência.
“Temos atuado já em 21 estados, possibilitando a formação e a junção da atenção primária ao atendimento especializado, de forma levar linearmente a transformação da realidade da saúde. Teremos oficinas tutorias, workshop de preparação. Se ao menos pudermos inquietar os profissionais para a busca de novos caminhos, já atingimos o objetivo. Temos uma expectativa muito positiva com a proposta aqui no Paraná”, afirmou.

Sensibilidade – Na opinião do prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, sediar um programa com as referências do Hospital Albert Einstein é uma grande oportunidade para o município. De acordo com ele, a visão regionalizada adotada pela Secretaria de Estado da Saúde vai melhorar muito o atendimento no Estado.
“Pude perceber a sensibilidade do secretário. Sabemos o desafio que é fazer saúde púbica. Aqui não é diferente. Com todas as dificuldades, temos que tratar a saúde com responsabilidade. Toda a expertise da saúde do Paraná está concentrada em Teixeira Soares, com a presença do Albert Einsten. O governo vive de cuidar bem das pessoas. E o PlanificaSus traz isso para nós”, avaliou.

Avaliação – A secretária Municipal de Saúde de Mallet, e presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, Lorena Aparecida Soares, destacou a importância do projeto. “Foi uma honra muito grande sermos escolhidos como piloto deste projeto. Acreditamos que estamos no caminho certo. Precisamos investir muito na atenção básica, qualificar as nossas equipes. A rede de atenção ao idoso foi muito importante, porque a população idosa está crescendo. Estamos vivendo mais e temos a pretensão de ajudar para que as pessoas possam envelhecer com qualidade. Por isso temos que trabalhar a prevenção”.

Carências – O prefeito de Inácio Martins, e presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Júnior Benato, ressaltou a sensibilidade da gestão estadual da saúde e da proposta de regionalização. “Satisfação em receber o secretário na nossa região. Principalmente porque ontem ele era prefeito e hoje é secretário. Então sabe os anseios que nós temos, sabe a carência, a necessidade a prioridade do município. O governador Ratinho Junior foi muito feliz na escolha. Tenha certeza que a nossa região fará um grande trabalho neste projeto”.
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Imobiliárias
Realize Imóveis
Compra, venda, locação e administração de imóveis comerciais, residenciais e rurais para Dois Vizinhos e o sud...
Imobiliárias
Silva Imóveis
Tudo o que você precisa na compra e venda de imóveis comerciais, residenciais, lotes, chácaras, apartamentos e...
Equipamentos
Marcio Informática
Toda linha de computadores e acessórios, equipamentos voltados para uso profissional. Atendimento às pequenas ...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 8401-4113
© Copyright 2003-2019, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados