Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - ZOOTECNIA NA UNIOESTE

quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Campus Marechal: Zootecnia da Unioeste já formou mais de 400 profissionais
O curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Marechal Cândido Rondon, já formou 407 profissionais e vem contribuindo muito para que o agronegócio brasileiro ocupe lugar de destaque no cenário econômico nacional e mundial.

O curso que completou 20 anos no ano passado, possui um corpo docente altamente qualificado e comprometido com o ensino, pesquisa e extensão. “Além disso, o fato da cidade de Marechal Cândido Rondon estar localizada em uma região que compreende uma bacia avícola, suinícola e leiteira no Estado do Paraná, faz com que os acadêmicos tenham a possibilidade de estar em contato direto com as maiores cooperativas/empresas da área de produção animal do Brasil”, ressalta o coordenador do curso Luís Daniel Giusti Bruno.

O zootecnista é o profissional habilitado, por excelência e competência, a atuar na área de produção animal (atividades que envolvem a exploração econômica de animais de fazenda/produção), com ênfase nas áreas de nutrição animal (produção de alimentos, avaliação da qualidade de ingredientes e formulação de dietas para animais), manejo, bem estar, melhoramento genético de rebanhos/espécies, juiz em julgamento de animais em exposições, projeção de instalações para animais, dentre outras.

Para a acadêmica Seliane Chiamolera, o que mais chama atenção no curso são as várias linhas de pesquisa, tanto em graduação, pós e doutorado, principalmente em ruminantes e não ruminantes. “O curso de Zootecnia é incrível, temos professores qualificados, comprometidos em mediar os conhecimentos aos acadêmicos, as aulas teóricas são realizadas tanto no próprio campus e até em certos momentos na fazenda experimental, unida com as práticas, estas auxiliam para compreender melhor o aprendizado visto em sala”.

Seliane ressalta ainda os vários grupos de pesquisa em suínos, aves, caprinos e ovinos, equinos, apicultura, bovino de corte e de leite, forragicultura e pastagem, peixes e cunicultura, que enriquecem ainda mais o aprendizado. “Também ocorrem visitas técnicas sempre que possível, onde conhecemos um pouco mais do que é visto na teoria e temos contato com a população em geral, sejam visitas técnicas, de projeto, pesquisa, extensão ou até mesmo de assistência”.

O Brasil ocupa lugar de destaque mundial em atividades ligadas à produção animal: 1º lugar em exportação de carne de frango; 4º lugar em exportação de carne suína; 1º maior rebanho comercial bovino; 3º maior produtor de leite. De acordo com o coordenador Luís, todo este sucesso deve-se, em parte, à ação do zootecnista.

Pâmela Rosana Schneider, que se formou no ano passado, afirma que ser zootecnista era seu sonho. No último ano da graduação, ela começou a estagiar no Parque Científico e Tecnológico de Biociências Ltda – Biopark, de Toledo, no Projeto de Queijos Finos, que tem por objetivo pesquisa, desenvolvimento e inovação da cadeia leiteira da região Oeste do Paraná, agregando valor na matéria-prima com queijos diferenciados, sendo importante também para o cunho social e econômico, e hoje é contratada na empresa.

“Nunca imaginei trabalhar com extensão rural, assistência técnica e/ou diretamente com os produtores de leite. Porém a oportunidade era fantástica, e oficialmente ainda não havia recebido a concessão de grau. Hoje sou responsável pelas atividades a campo, desde o primeiro contato até o registro de novo produto, junto aos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, afirma a zootecnista.

Assim, Pâmela trabalha com Boas Práticas Agropecuárias, capacitando os produtores, assegurando a qualidade do leite, acompanhando os manejos e orientando qual a melhor maneira para solucionar os problemas. “A produção de leite é complexa, e quando se trata de obter matéria-prima para queijos finos, o nível de exigência se multiplica. Estou feliz atuando nesta área, pois a cada desafio novo, me impulsiono a estar em constante aprendizagem e poder compartilhar meu conhecimento é minha maior satisfação. Ao curso de Zootecnia, à Unioeste e todos que estiveram comigo nos últimos anos: gratidão!”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Jornais
Jornal Tribuna dos Lagos
Notícias do estado, município e região, apresentadas de maneira séria e responsável aos leitores....
Arquitetos
Sara Bevilaqua
Tem o intuito de fazer o melhor por seus clientes, sempre impondo uma linha moderna, porém cheia de detalhes, ...
Agronegócios
Gaio Agronegócios
A Gaio Agronegócios é uma loja especializada em Agricultura e Pecuária, oferece serviços de: venda de rações e...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 9 8401-4109
© Copyright 2003-2020, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados