Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - CREA-PR

quarta-feira, 10 de março de 2021
Crea-PR intensifica fiscalizações em Prefeituras do Sudoeste
Com apoio da tecnologia, as fiscalizações foram iniciadas em três municípios; cronograma prevê as 42 Administrações Municipais da região

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável (4 de março), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) intensificou a fiscalização junto às Administrações Municipais da região Sudoeste. Entre os objetivos, a verificação das documentações dos aterros sanitários.

Segundo o gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, Engenheiro Civil Diogo Colella, os fiscais verificam a presença de profissionais responsáveis em licitações, obras e serviços, quadros técnicos, planos de arborização urbana e aterros sanitários.

“O Crea conta com a parceria do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e tem acesso a todos as licitações e contratos, podendo identificar com mais facilidade eventuais irregularidades. O trabalho dos fiscais também é de orientação para que as prefeituras possam regularizar possíveis pendências”, explica Colella.

As atividades fiscalizadas podem envolver várias modalidades, como as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Química, de Segurança do Trabalho, Ambiental, além de atividades ligadas à Agronomia e às Geociências.

Alisse Fernanda Pedroso dos Santos Fritz, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, de Dois Vizinhos, é a atual presidente da Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Aspea). Segundo ela, a formação multidisciplinar dos cursos de Engenharia Ambiental capacita os profissionais para trabalhar com resíduos sólidos, efluentes, urbanização, tratamento de resíduos e recursos hídricos, entre outros. “Os Engenheiros Ambientais podem trabalhar em parceria com outros engenheiros, agrônomos e geocientistas, buscando o equilíbrio entre o setor produtivo e o desenvolvimento sustentável”, frisa Alisse.

A presidente da Aspea observa que a presença dos profissionais nas Administrações Municipais pode definir caminhos para a sustentabilidade. “Nas prefeituras, trabalha-se com reciclagem de resíduos, proteção de solos e nascentes, educação ambiental no ensino fundamental, compostagem de resíduos orgânicos. Com apoio dos Engenheiros Ambientais, as soluções podem inclusive gerar novas fontes de renda para as administrações e para a comunidade.”

Comitê estadual
O Crea-PR também conta com o Comitê de Estudos Temáticos de Meio Ambiente, que reúne profissionais de diversas modalidades relacionados ao Conselho. A Engenheira Ambiental Luiza Scarpim, de Curitiba, é a atual coordenadora e explica que o comitê é um canal de comunicação que promove a discussão de temas vinculados ao meio ambiente natural, cultural, artificial e do trabalho.

“O comitê tem grande valia para o sistema profissional por tratar de matéria multidisciplinar de ordem prioritária e que sofre constante mutação em termos técnicos e legais. O tema é constantemente invocado em movimentação políticas e sociais no contexto global em favor da promoção de ações que visem o desenvolvimento sustentável nos mais diversos setores da atividade econômica”, reflete.

Luiza pontua que os profissionais das Engenharias atuam como propulsores e operadores do desenvolvimento econômico do país e que o atual desafio é viabilizar projetos e oferecer soluções que visem tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Nesse contexto, o Comitê de Estudos Temáticos de Meio Ambiente programou, para este ano, a construção de uma agenda institucional ambiental do Crea-PR, com programa interno de gestão ambiental e sustentabilidade no âmbito do conselho, bem como a estruturação de ações anuais voltadas a conscientização ambiental direcionada ao público de profissionais.

Os temas previamente definidos para o plano de trabalho de 2021 são: Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC); Programa de Recuperação de áreas Degradadas (PRAD); e Planejamento Urbano, Cidades Sustentáveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Agências de Propaganda
Portal Dois Vizinhos
Portal de notícias, informações, publicidade e entretenimento de Dois Vizinhos. Atua também no desenvolvimento...
Agências de Propaganda
Sudoeste Online
Soluções para a internet: web site, sistemas online, comércio eletrônico, campanhas publicitárias online, hos...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 9 8401-4109
© Copyright 2003-2021, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados