Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - CACISPAR

quarta-feira, 31 de março de 2021
Cacispar prepara ações para entidades associadas e empresas da região
Na reunião mensal, nesta segunda-feira (29), foram apresentados projetos em parceria com a Faciap, como a adequação à LGPD, com subsídio da Faciap e Sebrae/PR

O Conselho de Administração da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) esteve reunido nesta segunda-feira (29). Em decorrência da pandemia, o encontro foi por vídeo e teve a presença de Marcio Vieira, superintendente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).

O representante da Federação apresentou alguns projetos que estão sendo articulados junto às Coordenadorias do Estado, a Cacispar entre elas. Um deles é relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor. Os membros do Conselho de Administração conheceram mais detalhes do projeto que está sendo financiado pela Faciap e pelo Sebrae/PR e que será gratuito para as ACEs e empresas associadas. O cronograma inclui as fases de sensibilização, capacitação, implantação, auditoria e validação e o início das atividades está marcado para a segunda quinzena de abril.

Outro projeto apresentado pelo superintendente, também resultado de parceria entre a Faciap e o Sebrae/PR, é o ACE Digital. A intenção é implantar a cultura comercial digital nas entidades da região, com a meta de buscar a sustentabilidade econômica no cenário da pandemia e após. “Temos, ainda, o objetivo de mudar o perfil financeiro das ACEs e ajudá-las a potencializar negócios”, antecipa Marcio Vieira. O ACE Digital também deve entrar em operação a partir da metade de abril.

O presidente da Cacispar, Paulo Sergio Bueno, salienta que são projetos importantes para as associações empresariais e para os pequenos negócios do Sudoeste. “A LGPD já está em vigor e tem impacto direto na relação entre as empresas e os clientes. Já o ACE Digital vem para aprimorar o setor comercial das entidades, visando garantir a sustentabilidade econômica. Graças à parceria entre Faciap, Sebrae e Coordenadorias, os projetos chegam à região sem custo para as ACEs e para as empresas que fazem parte do movimento associativista”, ressalta Paulo.

Porto seco
Entre as pautas da reunião, também foi discutida a audiência pública a ser promovida pela Receita Federal, de forma virtual, no dia 7 de abril, relacionada ao edital de concorrência para a construção e operação de um Porto Seco no município de Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina. Raquel Schwab, presidente da Ascoagrin (Associação Empresarial da Fronteira) e vice-presidente da Cacispar para região da Fronteira, e Marcos Voltolini, vice-presidente da Cacispar para Assuntos do Comércio Exterior, solicitaram o apoio da Coordenadoria no processo.

Ficou definido que o presidente da Cacispar e outros integrantes da diretoria participarão da audiência pública. “A aduana está sobrecarregada. O fluxo é intenso e é preciso ampliar a capacidade de processamento das cargas. Com a melhoria do porto seco, teremos vantagens logísticas e também serão gerados novos postos de trabalho, diretos e indiretos. A região só tem a ganhar e queremos acompanhar o processo e contribuir com a construção”, comenta Paulo Sergio Bueno.

GarantiSudoeste tem nova diretoria
O vice-presidente da Cacispar, Edilberto Minski, informou aos membros do Conselho Administrativo sobre a nova composição da Sociedade Garantidora de Crédito do Sudoeste do Paraná (GarantiSudoeste) para o biênio 2021-22. Jair Divino dos Santos é o novo presidente, com Edilberto Minski na vice-presidência. Jair já foi presidente da Cacispar e integra o Conselho Superior. A Coordenadoria tem ainda outros representantes na nova diretoria da SGC: William Madruga, presidente da Cacispar Jovem; Rejane Lorentz Corlassolli, vice-presidente para Assuntos de Finanças e Patrimônio; e Mateus Augusto Comelli, vice-presidente do Vale do Chopim.

Pesquisa sobre acesso ao crédito
A Cacispar também integra o Sistema Regional de Crédito (SRC), iniciativa do Sebrae/PR e que conta com instituições financeiras e entidades representativas do setor empresarial. A Coordenadoria está promovendo a Pesquisa Empresarial sobre a Tomada de Crédito. Conforme o presidente Paulo Sergio Bueno, a pesquisa quer saber a opinião dos empresários, para verificar os principais obstáculos no acesso ao crédito e buscar soluções. Os interessados em participar podem responder ao questionário on-line (http://bit.ly/pesquisaempresarialSRC).

Cacispar
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) tem como missão fortalecer as associações empresariais do sudoeste do Paraná, promovendo o associativismo e fomentando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Agências de Propaganda
Portal Dois Vizinhos
Portal de notícias, informações, publicidade e entretenimento de Dois Vizinhos. Atua também no desenvolvimento...
Agências de Propaganda
Sudoeste Online
Soluções para a internet: web site, sistemas online, comércio eletrônico, campanhas publicitárias online, hos...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 9 8401-4109
© Copyright 2003-2021, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados